Terapia Manual


A terapia manual é uma parte da fisioterapia onde o fisioterapeuta aprende a avaliar como um todo seu paciente, avaliando a dor e disfunção, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e formar um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação cumprindo seu objetivo.

Os terapeutas manuais utilizam suas habilidades de avaliação, conhecimento de anatomia, biomecânica, fisiologia, ergonomia, etc, para relevar a importância de cada componente de hipótese de trabalho da causa do problema do paciente.

A terapia manual não é apenas uma especialidade para utilização de apenas técnicas de mobilização passiva, os terapeutas manuais utilizam inúmeras técnicas e procedimentos como massagem de tecidos moles, facilitação neuromuscular proprioceptiva, eletro, análise ergonômica, exercícios para melhora da força, coordenação, endurance, flexibilidade, estabilização segmentar, manipulação de alta velocidade, mobilização articular e mobilização neural.

Dores articulares e musculares nas regiões da Coluna Vertebral e regiões periféricas, como ombros, quadris, joelhos, etc, são indicações para avaliação de um terapeuta especializado.

O Fisioterapeuta Zak Moreira (link para o lattes) tem o prazer de aliar a terapia manual às técnicas de exercícios terapêuticos, tais como Pilates, Yoga e o CoreAlign, enriquecendo mais a sua abordagem.

Beneficie-se você também!