O Que é Pilates

O nascimento

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.

Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.

Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.
 
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
 

Até então o seu método tinha o nome de "Contrologia", pois o foco era trabalhar o controle dos movimentos corporais, talvez por isso tenha criado tanta empatia entre dançarinos. Quando ficou conhecido nesse meio, o conceito ficou popular como "método de Pilates".

Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do studio na década de 50.

Muitos estudantes de Joseph e Clara Pilates abriram seus próprios studios. Ron Fletcher,(um dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph nos na década de 40), abriu seu studio em Los Angeles, em 1970. Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”. Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.
 
Difusão
 
Como muitos dos alunos de Joseph Pilates abriram seus próprios studios, a difusão do seu método foi um movimento natural, através da formação de outros instrutores, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.
 
O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução de Pilates, pela  Polestar Education.
 
Com o interesse de evoluir e difundir mais a metodologia no Brasil, Alice reuniu uma equipe e criou a PhysioPilates, a única empresa licenciada pela Polestar no país.
 
Em Aracaju a introdução e difusão do método teve a participação fundamental do Studio Pilates, que, em 2003, foi o primeiro espaço do Estado a trabalhar exclusivamente com essa técnica que viria a revolucionar a vida de muitos cidadãos da capital sergipana.
 
O método
 
Como Pilates foi um estudioso do movimento humano,  ele teve diversas influências na construção dos  exercícios. Yoga, atividades circenses e as artes marciais foram algumas das referências por ele  utilizadas. Com o passar do tempo outras modalidades foram agregadas, como técnicas de reabilitação específicas para algumas disfunções motoras. 
 
A respiração, o controle do centro associado ao alongamento axial, o alinhamento das extremidades, a organização de cabeça, pescoço e ombros, a articulação de coluna vertebral  e a integração do movimento são os princípios do método segundo a Polestar Education. Esses princípios regem todas as atitudes corporais dentro do ambiente Pilates. Desde uma simples flexão de joelho até um complexo movimento de coluna vertebral associado aos membros superiores e inferiores.
 
Venha fazer uma aula de Pilates para vivenciar em seu corpo os benefícios desse método!